• Os Alquimistas Digitais

Como montar um funil de vendas?

Um funil de vendas nada mais é do que um método para atrair, fidelizar e vender produtos por meio de marketing de conteúdo. Aprenda como fazer um funil de vendas!



Um funil de vendas ajuda na hora de fidelizar um cliente, fazendo com que seja mais fácil realizar uma venda. No entanto, para montar um funil de vendas corretamente, é necessário bastante investimento em marketing de conteúdo.

Podemos dizer, em suma, que um funil de vendas é um percurso para o cliente. Dessa forma, ele segue um trajeto lógico de consumo de conteúdo até culminar em uma venda.

Achou interessante? Vamos aprender a como montar um funil de vendas!

Como montar um funil de vendas


Para montar um funil de vendas, devemos nos atentar às três etapas do funil, sendo elas:

● Topo do funil

● Meio do funil

● Fundo do funil


Iremos discorrer um pouco sobre cada etapa para você entender completamente como montar o funil de vendas!

Topo do funil


O topo do funil é a etapa onde a pessoa descobre que tem um problema. Em suma, antes de ler seu conteúdo, ela não havia diagnosticado nada fora do normal. Porém, quando entendeu o tema com mais profundidade, percebeu a falha que cometeu.

Dessa forma, seu papel no topo de funil é se apresentar como um especialista no assunto. Para isso, ofereça materiais ricos sobre o assunto na tentativa de transformar seus visitantes em leads.

Meio do funil


Conteúdos de meio de funil estão voltados para quem admitiu ter um problema e agora busca por uma solução. Assim, o visitante nessa etapa busca sanar seus problemas, cujo assunto você domina.

Portanto, é comum lidarmos com as leads, que nada mais são pessoas “conhecidas” por você, cuja troca de informação foi feita no momento do consumo de algum conteúdo. Um ótimo exemplo disso é deixar o e-mail para ganhar um e-book.

Tome cuidado nesse estágio do funil, pois os conteúdos devem servir para ajudar a pessoa a solucionar o problema, assim como conseguir um pouco mais de informação sobre ela; não saia tentando vender seu produto a esmo!

Fundo do funil


Quando o indivíduo chega ao fundo do funil, geralmente estamos lidando com uma pessoa qualificada para venda (MQL), onde está pronta para receber a ligação de um vendedor.

Em suma, essa pessoa sabe que tem um problema, compreende suas consequências e ainda tem ciência de que não conseguirá resolvê-lo sozinha. Ou seja, está pronta para contratar um serviço para ajudá-la na tarefa.

Portanto, nesse estágio você está liberado para dar aquela forcinha e mostrar o quanto é competente em seu trabalho. Dessa forma, colocar casos de sucesso são importantíssimos nessa parte, pois cria autoridade para sua empresa.

Por fim, a pessoa que chegou aqui irá realizar algumas comparações entre empresas do ramos, e finalmente irá fechar a venda com a que achar mais adequada para ela, passando de MQL(Marketing Qualified Leads) para cliente.

0 visualização

©2018 Os Alquimistas Digitais.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social