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Dicas de como criar um plano de marketing digital para seu negócio

Quando se é uma pequena empresa, os esforços para fazer muito com pouco fazem parte do cotidiano. Muitos acabam se jogando no marketing digital achando que pode ser uma ótima solução para conseguir mais clientes. Não está errado. Porém, fazer isso sem qualquer planejamento é um tiro no pé. Por isso, temos para você dicas de como criar um plano de marketing digital para seu negócio.


O que é o marketing digital?


Marketing digital não é somente redes sociais. Ele engloba todos os meios digitais e, justamente por esse motivo, se faz necessário criar um planejamento de marketing.

No planejamento de marketing você terá que definir os objetivos, as metas e o cronograma de ação para a estratégia. Essa parte teórica acaba sendo deixada de lado. Não faça isso. Ela é fundamental para o sucesso da sua comunicação.

Como elaborar um plano de marketing digital?


Separamos alguns passos para você entender como elaborar um plano de marketing digital. Esses passos você adaptar completamente ao seu negócio, pois eles estão escritos como uma espécie de receita, uma maneira generalizada.

A elaboração de um plano de marketing digital dá trabalho e leva um tempo, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada.


Definição de objetivos


Quando você traça seus objetivos, você consegue enxergar tudo de forma mais clara e seu plano de marketing ficará mais focado.

Pode ser tornar a marca conhecida, captar leads, vender online, prestar atendimento ao cliente, entre tantos outros. Defina quais são os seus e só a partir daí você poderá traçar as metas para conseguir alcançar os objetivos.

Feito isso, coloque prazos! É muito fácil se perder e deixar as coisas fugirem do controle.


Conheça seu público


A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e desejos.

Você precisa encontrar ferramenta na internet que ajudem você a pesquisar mais sobre seu público para poder definir que linguagem usar e que conteúdo criar.

Feito isso, agora você vai criar uma Persona de Marketing. O que é isso? É um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar.

Definição dos canais de marketing


Como falamos, marketing digital não se trata apenas de redes sociais. Por isso, você precisa pesquisar quais canais na internet você tem de opção e, principalmente, qual performa melhor para o segmento do seu negócio.

No início da campanha, você até pode usar muitos canais. Se você for monitorando qual dá mais e melhores resultados, você poderá reduzir a quantidade e focar nos que você avaliou mais efetivos.


Conteúdo a ser divulgado


Não existe marketing digital sem conteúdo. Ele é uma das peças-chaves para fazer o plano funcionar quando colocado em prática.

Lembre-se que as pessoas estão em busca de de informações antes de comprar qualquer coisa. Quanto mais informação de qualidade, mais facilmente será encontrada. Por isso, tente disponibilizar conteúdo informativo em blogs, por exemplo.


Cronograma de ações


Feito todas as etapas anteriores, coloque tudo em um cronograma para criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada. Existe uma correlação muito importante entre todas as etapas.


Monitorando os resultados


Todas as ações que compõem seu plano de marketing digital precisam e devem ser mensuradas e monitoradas.

Quando você monitora, consegue saber o que está funcionando ou não e tem chance de arrumar no meio caminho.

Agora que você já sabe o caminho das pedras, é hora de montar o seu plano de marketing digital. Boa sorte! Se precisar, conte com os Alquimistas Digitais.

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