• Os Alquimistas Digitais

Você deve conhecer seu público-alvo para trabalhar com sabedoria

Conhecer seu público-alvo é um passo fundamental para qualquer estratégia de negócio, além de ser vital para trabalhar com sabedoria!



Não importa se você trabalha em um negócio online ou em uma empresa tradicional, pois conhecer seu público-alvo é fundamental para qualquer modelo de negócio. Com essa informação valiosa, é possível entender os costumes e padrões de seus clientes, por exemplo.

Isso significa uma maior eficiência no trabalho de marketing, além melhores resultados nas vendas. No entanto, mesmo sendo bastante importante, algumas organizações acabam por negligenciar este conhecimento.


Assim, é comum ocorrerem falhas de comunicação entre as partes, causando uma perda desnecessária de dinheiro para a empresa.


Veja os motivos para se conhecer seu público-alvo:

Conhecer seu público-alvo facilita a comunicação


Entender as dores de seus clientes é um ponto-chave para estratégias de conteúdo. De fato, em posse desse conhecimento, é possível elaborar material para ajudá-lo a resolver o problema, aumentando a autoridade de sua marca.


Além disso, a compreensão sobre quem são seus clientes poderá refinar sua estratégia de vendas. Dessa forma, a taxa de conversão de leads, por exemplo, será muito maior, assim como o ROI.


Por fim, uma boa compreensão de seus clientes irá facilitar uma abordagem mais amigável. De fato, o indivíduo será naturalmente atraído para seu negócio, pois se sentirá confortável para entrar em contato e realizar compras.

Alterações no design


Um ponto extremamente importante é o design de sua loja e do seu site. Cada grupo de pessoa tem suas preferências, crenças e demais características únicas, e um bom exemplo disso é a faixa-etária.


Um site feito para pessoas maduras, por exemplo, não chamará a atenção de pessoas jovens. Além disso, a forma como sua estratégia de marketing será vinculada é muito importante, pois seu público-alvo pode preferir o Facebook ao invés do Instagram.


Assim, seus esforços serão mais precisos, garantindo economia de dinheiro e maior retorno.

Adequar sua empresa ao que seu público-alvo precisa


Conhecer seu público-alvo irá facilitar na hora de realizar modificações em como sua empresa trabalha. Um bom exemplo disso são os meios de pagamentos que encontramos por aí.

Pessoas mais velhas não gostam muito de tecnologia, e dão preferência por pagamentos em dinheiro. Além disso, gostam de ter o papel de recibo em mãos ao invés de digital, por isso o famoso “carnê” ainda é tão popular.


No entanto, a maioria dos jovens já prefere utilizar formas de pagamento digital, e nem fazem questão de pegar recibos físicos.


Dessa forma, se sua empresa tiver como público-alvo pessoas mais velhas, mas todos os pagamentos só forem feitos por vias digitais, com certeza ela terá problemas.

Como conhecer seu público-alvo?


Em suma, seu público alvo são clientes que já compraram em sua loja. Dessa forma, para conhecer essas pessoas, o melhor a ser feito é coletar informações sobre elas. Procure saber a faixa etária média de seus clientes, quantos filhos possuem, e demais informações que podem ser utilizadas para criar uma persona.

Além disso, teste quais formas de comunicação são mais atraentes para eles, as cores que mais gostam e a forma como navegam na internet. No entanto, essas medidas devem ser feitas de forma indireta, observando KPIs e sintetizando dados em informações competitivas.


5 visualizações

©2018 Os Alquimistas Digitais.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social