• Os Alquimistas Digitais

5 objeções comuns ao Marketing Digital

Quando se aborda sobre o Marketing Digital é comum que haja algumas objeções recorrentes a respeito, por isso, ilustraremos no presente artigo justificativas que as pessoas usam ao optar por não investir nele e além disso, abordaremos o motivo de estarem equivocadas.




1) “Não possuo dinheiro suficiente para investir”


Essa justificativa é bastante comum, porém, inválida na maioria das vezes. A partir dessa fala, vemos dois grandes motivos, o primeiro é sobre haver a possibilidade de fazer muitas coisas com preços irrisórios, por exemplo, um blog, um domínio ou uma conta em redes sociais.

Estes exemplos podem trazer um ótimo retorno. A exigência maior neste caso acaba sendo o tempo que tais ações levam e não apenas o dinheiro em si. O outro motivo no qual as pessoas usam esse argumento é sobre a questão de Retorno sobre o Investimento (ROI).

Caso não haja certeza sobre o ROI no início, antes de fazer grandes investimentos, os funcionários podem compreender e colocar em prática algumas ideias para ajudar a alavancar os próximos passos.


2) “Passei por uma experiência ruim e prefiro não arriscar de novo”


É necessário levar em consideração que o Marketing Digital é, relativamente, novo e não vai ser sempre que as empresas entenderão o contexto ou estarão em dia com todas as suas práticas.


Por exemplo, ainda há profissionais ou agências que não se responsabilizam ou se preocupam com os resultados reais, elas se focam ao usar métricas pouco relevantes como o número de seguidores ou então de visualizações.


Dessa forma, não possuem o interesse real e não assumem a responsabilidade do número de vendas, por isso, não conseguem provar de forma direta seu valor para a empresa, causando algum tipo de trauma nos envolvidos.


Neste sentido, a culpa não é do Marketing Digital e sim do trabalho mal feito no canal. É recomendado, portanto, entender a base de uma boa estratégia para que haja uma boa avaliação do profissional a fim de atender suas expectativas.


3) “A minha empresa não tem um site”


Esta não é uma justificativa real, pois há outras maneiras de investir no Marketing Digital, por exemplo, criar perfis em redes sociais e iniciar um relacionamento com o seu público, assim, será feito sua presença digital.


Não possuir um site não é um impedimento para não se movimentar através do Marketing Digital, porém, quando for criar um site ou então reformulá-lo, algumas questões devem ser consideradas, como:

- Definição de CTAs;

- Estruturação de SEO;

- Integração de um software que pode potencializar os resultados.


4) “Confio mais em opções off-line e já estou acostumado assim”


Neste caso, para que o negócio tenha bons resultados, é necessário sair da zona de conforto e repensar sobre a estratégia de marketing. Hoje em dia, todos os perfis de compradores já estão on-line.


Por isso, as pessoas se baseiam muito, por meio da internet, sobre preços, dentre outras informações técnicas. Por isso, tudo que se faz no off-line pode ter muito mais resultado quando transferido ao meio digital.


5) “Meu produto não está pronto”


Neste momento, as pessoas não imaginam o quanto o Marketing Digital é importante para sua empresa. Contudo, é garantido que por meio de estratégias simples haverá a possibilidade de construir uma estrutura de contatos muito útil com diferentes objetivos, sendo elas:

- Respostas de pesquisas para você fazer o teste do mercado;

- Testar as primeiras versões do produto através da internet e obter feedbacks;

- Garantir os primeiros compradores do produto assim que for lançado.


Com o auxílio de diferentes pessoas, é possível ter a certeza de que o produto será bem aceito ou não, se a versão é viável parta ser lançada ou então se tem chance de crescer no mercado.


Além disso, estas pessoas podem ajudar a empresa identificar características comuns e com base nisso, construir personas do seu negócio.

4 visualizações

©2018 Os Alquimistas Digitais.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social